A Associação Estação Luz é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, sediada em Eusébio-CE, com atuação local e nacional. Criada em 12 de fevereiro de 2004, por um grupo de voluntários, assumiu a missão de desenvolver Projetos Sociais nos segmentos de Educação, Cultura e Esporte voltados para crianças, adolescentes, adultos e idosos, desenvolvendo ações que promovem o fortalecimento da cultura de PAZ, FRATERNIDADE e SOLIDARIEDADE e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e suas famílias, através do resgate dos valores humanos, por meio do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH).

O PSSEVH foi elaborado na década de 60 por um grupo composto de educadores, psicólogos e pedagogos, sob a orientação e coordenação de Sathya Sai Baba, Reitor da Universidade Autônoma de Puttaparthi, considerado por muitos o maior educador da Índia moderna. O Programa está pautado no princípio de que os valores humanos são o que caracteriza a própria natureza do ser e tais valores podem se manifestar através do processo educacional. O conceito é resumido no termo latino educare que significa retirar e resplandecer aquilo que se tem, de dentro pra fora, independente de diferenças culturais, credos e classes sociais.

Sua aplicação tem se constituído em um valioso elemento para lidar com desafios atuais como: bullying, violação de direitos, desmotivação e, consequentemente, evasão escolar, dentre outros. Através do trabalho junto às famílias com o Programa, contribuímos para fortalecer a participação e engajamento das famílias no processo educacional.

O Programa desenvolve cinco valores básicos na formação do indivíduo que contêm a essência da vida e que formam os pilares da verdadeira educação: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência, tendo como objetivo o desabrochar da excelência humana.

.

A verdadeira educação é aquela que busca formar cidadãos com valores morais, que aprendam a conviver com a diversidade humana sem discriminar, educandos que sejam capazes de aceitar o próximo com ética e solidariedade, respeitando suas diferenças. Dessa forma, as atividades de caráter educativo devem, não somente promover a inteligência e desenvolver habilidades, mas também formar cidadãos justos e críticos, que saibam conviver com as diferenças de forma respeitosa, preocupando-se com o bem estar do próximo, com amor, ética e compreensão.

Atualmente, a Instituição desenvolve e mantém projetos gratuitos que atendem um público em torno de 800 beneficiários, nas áreas de Educação, Cultura e Esporte, compreendendo os seguintes projetos: Escola Professor Clodomir Teófilo Girão (Oferece a 247 crianças e adolescentes ensino gratuito, desde do Infantil III ao 9º ano), Projeto Vida e Esporte – FUTEBOL (Oferece aulas de futebol a 170 educandos), Projeto Vida e Esporte – GINÁSTICA RÍTMICA (Oferece aulas de ginástica rítmica a 120 meninas), Projeto Vida e Esporte – BASQUETE (Oferece aula de basquete 3×3 a 60 adolescentes), Projeto Tocando a Vida (Oferece aulas de musicalização, instrumentos de sopro, canto/coral, flauta, bateria e violão a 100 crianças e adolescentes), Escola de Arte Transcendental (Oferece curso básico de teatro a 30 crianças e adolescentes), Projeto Estação Futuro (Oferece qualificação profissional para 30 alunos entre jovens e adultos), dentre outros.
Além disso, a Estação da Luz também promove ações voluntárias, através do Projeto Vida e Esporte – Futebol, ofertando atividades para 80 pessoas no Projeto Elo de Vida, desenvolvido no Hospital Saúde Mental de Messejana, e para aproximadamente 60 crianças e adolescentes na Oficina do Senhor, ambas instituições localizadas no município de Fortaleza – CE. Acrescenta – se, ainda, a ação voluntária, através do Projeto Vida e Esporte – Basquete 3X3, que oferta atividades para 60 adolescentes, na localidade de Santa Clara em Eusébio – CE.

Todas essas ações pretendem contribuir e fortalecer com o pacto global previstos na Agenda 2030, através Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), pela erradicação da pobreza, pelas pessoas terem uma vida com dignidade e pela condição de igualdade de oportunidade para todos, considerando a sustentabilidade do planeta. Como Organização da Sociedade Civil, a Estação da Luz entende a importância do seu trabalho para comunidade local, contribuindo para capilarizar os ODS, aproximando-se do público de vulnerabilidade e/ou risco social, residentes do Eusébio-CE, e adjacências. Com nossos projetos, buscamos alcançar os seguintes ODS:

Selo-78
Selo-79
Selo-80
Selo-81
Selo-82

Para atender os beneficiários de forma completa contamos com uma equipe multidisciplinar composta por Administradores, Diretora Escolar, Coordenadores, Secretária Escolar, Pedagogos, Educadores Físicos, Coordenador Pedagógico de Música, Professores de Música, Psicólogos, Assistentes Sociais, Nutricionista, Estagiários de diferentes áreas, Cozinheiras e Auxiliares de Serviços Gerais. Todos esses colaboradores participam de capacitações sistemáticas no Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH), ministradas pelas facilitadoras do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil.

Dessa forma, as ações desenvolvidas, em unidade com o PSSEVH, impactam diretamente no desenvolvimento humano, na construção de consciência ambiental, na redução do índice de evasão escolar, na melhoria do rendimento nas atividades esportivas, escolares e culturais, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, buscando contribuir e ampliar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A instituição vem implementando ações inovadoras, integradas com a comunidade local, buscando estar alinhado às ações globais, tornando-se referência em responsabilidade e compromisso social. Dessa forma, o trabalho instiga os beneficiários a desenvolverem uma consciência crítica, formando cidadãos justos que contribuem diretamente para a transformação social.

Missão
Nossa missão é promover a paz e a solidariedade como produto final de nossas ações. Combinando eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica, abrimos espaço para a formação de novas parcerias e adoção de práticas reconhecidamente eficazes de responsabilidade social.

Enviar
1
Olá, nos envie uma mensagem para saber mais!